domingo, 11 de outubro de 2015

2 Anos depois...

Dois anos é bastante coisa, e aconteceu tanta mudança na minha vida que um post só não dará conta de tudo!
Resumindo muito, in a nutshell, como se diz em inglês, eu me separei, casei novamente e tenho uma nova família, incluindo aí uma linda princesinha que nasceu um mês atrás.
A minha gravidez foi super tranquila, o início foi sofrido com muitos enjoos e o máximo que tive de preocupação foi uma anemia que se estendeu por um tempo.
Continuei sem comer doces, o problema é que embora eu evite sempre o açúcar refinado em minha alimentação, eu andei derrapando e comi algumas coisas que no final nem são boas. Não comia todo dia, mas estavam presentes na minha alimentação: hambúrguer, batata frita, salgados como coxinha e pastel, maioneses, embutidos e farinha branca. Dei essas derrapadas, muitas vezes com a desculpa da anemia, outras vezes por não ter em casa naquele dia ingredientes para uma alimentação mais saudável. E com isso ganhei 18kg nesta gestação. Iniciei com 53kg e no dia em que a minha nenê nasceu eu estava pesando 71kg.
Minha meta é voltar aos 53kg ou 52kg, mas sem pressa, sem prazos. Reeducação alimentar é o que andei fazendo nesses últimos anos, e isso mudou minha vida totalmente. Aqui no meu blog vocês podem ver como eliminei 22kg em poucos meses com exercícios aeróbicos regulares, alimentação balanceada livre de gorduras saturadas e açúcar refinado.
Agora estou pesando 65kg e quero chegar aos 53kg. São 12kg a serem eliminados! Não vejo a hora de chegar lá!!!


ORIENTAÇÃO DIETÉTICA
CAFÉ DA MANHÃ

Escolher apenas um alimento de cada item:
1. Carboidrato complexo: pãfrancês, torrada, cream cracker, pão integral.
2. Proteínarequeijão, presunto, queijo branco, ovo.
3. Líquidoschá ou café.


LANCHE DA MANHÃ

Duas horas apos o café, escolha um alimento: frutas, iogurte diet, gelatina diet.

ALMOÇO

Pelo menos duas horas apos o lanche da manha, escolher apenas um alimento de cada item:
1. Carboidrato complexo: arroz, macarrão, trigo integral, feijão, mandioca, batata.
2. Proteina: carne vermelha, frango, peixe, ovo, soja, lombo suíno.
3. Fibras: verduras e legumes (podem ser consumidas conjuntamente).

LANCHE DA TARDE (1)

Duas a três horas apos o almoçoescolher apenas um alimento: fruta, gelatina diet, barra de cereais.

LANCHE DA TARDE (2)

Duas a três horas apos o lanche (1), escolher apenas um alimento: iogurte diet, chocolate com leite desnatado, suco de fruta fresca.

JANTAR

Pelo menos duas horas apos o lanche (2)
1. Proteína: carne vermelha, frango, peixe, ovos, soja.
2. Fibras: legumes e verduras a vontade.


LANCHE DA NOITE

Duas horas após o jantar, escolher apenas um alimento: fruta, leite ou iogurte.




RECOMENDAÇÕES ÚTEIS PARA O PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

1. Comer um alimento de cada grupo, servindo-se de uma colher de cada alimento que estiver na mesa – arroz, feijão, legumes, carne, verduras, caso esteja ainda com fome, coma novamente uma colher de cada, ate sua satisfação. Porem quando você começar a escolher o que ira comer,  não e mais fome e sim apetite (gula). Quando estamos com fome. Comemos qualquer coisa, porem quando estamos apenas com apetite ficamos escolhendo.
2. Muitas vezes pensamos que estamos com fome, entretanto, na realidade estamos com sede, devido ao fato do centro da fome e do centro da sede, estarem localizados muito próximos um do outro no cérebro.
3. Quando sentimos a sensação de fome, significa que  gastamos tudo o que tínhamos a nosso dispor, e que começaremos a retirar a energia que esta armazenada em nossas reservas.
4. Não comer doces, frituras, gorduras, gorduras, porcariitos, e nada que acabo com inho ou inha, isto e, docinho, balinha, salgadinho,  coxinha, empadinha, etc, alimentos gordurosos (bacon, lingüiça, cupim, etc.)
5. Não beber água durante as refeições, porem lembrar que devemos tomar pelo menos dois litros de água por dia.
6. Evitar tomar sucos de fruta, comer a fruta no lugar do suco, principalmente no caso da laranja, pois e bastante calórica, uma apenas tem em media 85 calorias. 
7. Lembrar que light significa ter menos caloriasprincipalmente no que se refere ao teor de gordura e diet significa sem açúcar.
8. Tentar comer de forma mais variada possível, pois todas as vezes que estamos em dieta de restriçãocalórica e comemos sempre as mesmas coisas, o cérebro começa a perceber que está algo errado e começa a usar de mecanismos  que dificultam a perda de peso.
9. Comer apenas quando tiver a sensação de estomago vazio, entretanto, não ficar mais do que três horas sem se alimentar.
10. Comer pão e massas quando estiver em atividade, isto e, durante o dia e evitar apos as 18 horas.
11. Jejuar não resolve o problema de quem quer perder peso. Lembre-se de que os camelos passam 15 dias sem comer e sem beber e nãoperdem peso.
12. Exercícios físicos são indispensáveis a obtenção e manutenção da saúde, aceleram a perda de peso, melhoram a circulação do sangue, difundem melhor os nutrientespromovem flexibilidade, aumentam a massa magra (muscular), diminuemos depósitos de gordura e auxiliam o coração no bombeamento do sangue, combatem a osteoporose. E caminhar e a melhor opção.
13. Emagrecer e um processo árduo, cheio de percalços, porem não devemos desistir perante as dificuldades que vão aparecer neste caminho, uma vez que Papai Noel e Coelho da Páscoa nãoexistem e milagres não solucionam este problema. Portanto devemos ter este objetivo em mente e mãos a obra.



COMO PREPARAR ALIMENTOS E COMER DE FORMA MAIS FUNCIONAL

TEMPÊRO BÁSICO
Ingredientes: 300 gramas de alho, 1 kg de cebola, 1 colher de sopa de sal, 1 copo de óleo, 1 pimentão, 1 maço pequeno de salsa.
Preparo: Bater no processador ou liquidificador.
Conservação: em potes de vidro, geladeira ou freezer.
Usar este tempero a vontade (arroz, feijão, sopas, carnes, legumes, frango, peixe, etc.)

ARROZ
Para cozinhar arroz, não usar óleo, por arroz, água, sal, tempero e cozinhar normalmente. 

LEGUMES
Para cozinhar os legumes se possível não usar água, cozinhar no vapor e ideal, entretanto outra sugestão e usar uma panela de pressão pequena, colocar o legume lavado e o tempero, tampar e cozinhar ate pegar pressão, em seguida desligar o fogo, esperar alguns minutos, abrir a panela e o legume estará pronto. Temperar com azeite de oliva e sal, ainda com os legumes quentes. Não utilizar bicarbonato pra deixar os legumes mais verdes, pois ele destrói todas as vitaminas dos legumes e verduras.


1. O
Dar preferência a pães integrais, como centeio, trigo, etc. Quando utilizar pão francês, utilize-o torrado, pois alem de ser melhor digerido, leva mais tempo para ser mastigado.


2. FRUTAS
NAO COMER FRUTAS JUNTO COM AS REFEICOES. Pode se comer qualquer fruta, lembrando que todas têm calorias, umas mais (manga, caqui, uva, figo, banana, etc) e outras menos calorias (maca, pêramelão, melancia, kiwi, pêssego, ameixa, morango, mamão, laranja, mexerica, etc.). Evitar ainda misturar frutas acidas com não acidas.


3. AZEITE
Usar azeite de oliva extra virgem prensado a frio, evitar cozinhar, fritar, pois ele perde suas atividadebenéficas.


4. GORDURA
As gorduras são as vegetais, provenientes do abacate, coco, canola, etc. Quanto à gordura animal, remover sempre toda a parte visível, e da carne de aves retirar a pele, sempre antes de cozinhar.
3

Nenhum comentário:

Postar um comentário