sábado, 16 de março de 2013

Alimentação dos Pequenos






Muitas mães de crianças passam ou já passaram por situações difíceis com filhos que são seletivos na hora de comer. Quando nascem, as crianças têm as primeiras experiências com o leite materno ou as fórmulas infantis e se contentam com esses primeiros alimentos. Depois da fase das papinhas e sopinhas, a criança é muitas vezes apresentada aos alimentos processados, que na maioria das vezes têm sabores atraentes e nem sempre são tão saudáveis.

Muitas vezes, essa apresentação a gostos e aromas fabricados fazem com que os pequeninos passem a rejeitar as sopinhas e papinhas tão carinhosamente feitas pela mamãe. Não é raro ver mães frustradas pelas inúmeras tentativas de fazer com que as crianças voltem a coner os legumes que as satisfaziam tanto nos primeiros meses de vida.

Mas não há motivos para o desespero! Veja aqui algumas dicas de como superar seu filhinho que escolhe muito o que comer:


- Invista no aspecto do prato: se até para nós adultos muitas vezes “ a cara” do prato pode nos influenciar ou não a experimentá-lo, imaginem então para uma criança, que é um indivíduo extremamente visual. Então, use a imaginação e capriche nas cores. Vale até mesmo criar carinhas usando os legumes, as frutas e as verduras.


- Brinquedos à mesa devem ser evitados. Embora a criança muitas vezes insista em segurar um brinquedinho enquanto come, é bom lembrar a eles que a hora de comer é um tempo diferente do tepo de brincar. É ora de saborear o alimento, mastigar devagar, enfim, hora de comer não é hora de brincar!


- Faça o que eu faço: Isso mesmo! Se você quer que as crianças apreciem comida saudável, dê o exemplo! Capriche na sua salada e faça as crianças verem você saboreando-as e mostrando para elas que é muito bom comer isso sim!


- Menos guloseimas na dispensa: Se você quer que seu filho diminua a ingestão de guloseimas e alimentos processados, comece parando de comprá-los. Pode paracer difícil no começo, até mesmo para você adulto, que adora ir de vez em quando pegar um docinho ou salgadinho no armário ou na geladeira. Diminua a quantidade de doces, gorduras e alimentos processados que compra, seu filho com certeza será influenciado positivamente por essa escolha sua!


- Convide os pequenos a te ajudarem a preparar um prato saudável. Eles vão assim ter contato com aqueles alimentos e verão que não são “o bicho-papão” que imaginam.

Então, não espere mais. Comece hoje mesmo a mudar os hábitos alimentares de seu filho seletivo!